quarta-feira, 19 de outubro de 2011

5º DIA DE TREINAMENTO - 1º DE OUTUBRO

Iniciamos a aula às 8h com a leitura coletiva da revista “Robotic Adventures – 4 – Quem São?”. Em seguida, dialogamos sobre a importância da organização para alcançarmos nossos objetivos. Depois, fizemos a montagem do Robô Turn Table. O termo turn table significa “mesa giratória”.
Prosseguindo as atividades, realizamos a programação do motor da mesa através do netbook. Entramos no Bloco Mover, escolhemos a opção de duração ilimitada; abrimos o Loop para repetir a ação várias vezes. Dentro do Loop acionamos o sensor de ultrassom para calcular a distância dos objetos durante as voltas; depois acionamos o Bloco que transforma o número em texto com a finalidade de aparecer a distância no monitor. Na realização dessa função, logo após o Bloco, colocamos o monitor. Assim encerramos esse processo.
Continuamos a aula fazendo uma programação mais elaborada. Para isso, usamos o sensor de rotação como Primeiro Bloco e para as rotações acontecerem foi necessário acionar o bloco Mover. Consequentemente, abrimos o loop condicionado pela rotação, colocamos novamente o sensor de ultrassom, o bloco de número para texto e o monitor, todos com a mesma função da programação descrita no parágrafo anterior.
Na sequência, começamos outra programação, ainda mais completa.  Sua função era comparar, durante uma rotação, a menor distância entre o sensor e um objeto. Primeiramente foi colocado o bloco de rotação e uma variável acompanhada pelo motor para realizar as respectivas funções. Depois abrimos o loop para repetir a função desejada várias vezes. O primeiro bloco foi o ultrassom,  usamos uma variável ligada a um bloco de comparação. Para o resultado dessa comparação ser positivo e parar exatamente no local de menor distância, abrimos um Bloco de Condição e somente colocamos os blocos na parte positiva da condição, colocando o primeiro sensor, que foi o de ultrassom, ligado a uma variável. Logo a distância era mostrada a partir de uma transformação de número para texto conectadas ao monitor. Ainda dentro da condição colocamos o bloco de rotação e a variável. Saindo do loop e da condição colocamos o bloco de rotação e depois o bloco da variável ligada ao motor.  O resultado foi a montagem de um sistema mais complexo.
O segundo robô que montamos foi o Ligeirinho, que em contato com uma superfície clara e uma linha escura, acompanha a linha escura nunca perdendo o foco. Isso acontece porque ele possui uma luz infra-vermelha perto da superfície. Para realizar a programação do Ligeirinho colocamos tudo dentro do loop, pois ele precisa repetir a função a todo momento. O primeiro Bloco foi o Sensor de Luz que fica na Condição. O ligeirinho possui dois motores. Na parte de cima da condição  travamos um. Na parte de baixo o processo foi o mesmo, só que os motores travados eram alternados.


Foi uma aula muito produtiva, marcada pela descoberta e elaboração de novas programações.












Nenhum comentário:

Postar um comentário