quarta-feira, 28 de setembro de 2011

4º DIA DE TREINAMENTO - 24 DE SETEMBRO

A aula começou às 8h, com a montagem do hodômetro, protótipo utilizado para medir distância.
Em seguida utilizamos o netbook para realizar a programação do hodômetro. Observamos as medidas escritas na roda: 56 mm x 26 mm, relativas ao diâmetro e a largura. Transformamos essas medidas em centímetros. Depois multiplicamos a medida do diâmetro em centímetros por 3,14 para saber o comprimento da circunferência que era de 17,4 para uma volta. Como gostaríamos de saber o comprimento necessário para cinco voltas, multiplicamos 17,4 por 5. Para descobrir quantos centímetros tem um grau aplicamos a seguinte regra de três:
360                       87

1                                      X
X = 0,24

Assim descobrimos quantos centímetros correspondem a um grau. Entramos no Bloco Matemático Multiplicação onde acionamos as variáveis ”A” (valor lido pelo sensor) e “B” (valor do grau em centímetros) para registrar o valor absoluto transformado em texto, gerando “C” (medida da distância a ser percorrida em centímetros). Para finalizar a programação, acionamos o LOOP para repetir o processo das voltas de acordo com o percurso desejado.
Fizemos uma pausa de 15 min. para o lanche, às 10h.
Às 10h e 15min, retornamos para a sala e iniciamos a montagem do detector de altura.
Após a montagem do detector de altura, começamos a programá-lo utilizando como referência a medida da porta da sala na qual estávamos, 2m e 05 centímetros. Entramos no Bloco Matemático para realizarmos os ajustes necessários através de cálculos de subtração e descobrirmos a altura de cada pessoa, com o objetivo de observarmos as variações das alturas. Nesse caso, utilizamos as variáveis “A” (altura da porta) e “B” (altura entre a pessoa e o sensor). Logo A – B = C (altura da pessoa).
Em seguida entraríamos no Bloco Condição para encontrarmos um valor referencial para o acionamento da sirene do sensor. Mas infelizmente, os netbooks falharam, o software do programa travou e não conseguimos concluir a programação do detector de altura.
Que pena! Às 12h a aula terminou. E não conseguimos ver o funcionamento do detector de altura.




































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