A aula iniciou-se às 8h. O professor Fernando orientou-nos quanto a MISSÃO, etapa que realizaríamos o dia todo, com intervalo das 12h às 13h30min para almoço; encerrando as atividades às 17h30min.
Em seguida, o professor pediu que nos dividíssemos em equipes, abriu a caixa contendo “First Lego League” , tiramos o tapete onde colocaríamos todas as montagens que fizéssemos nos seus respectivos lugares e vários saquinhos de peças de diversas cores, tamanhos e formas.
Iniciamos nossa MISSÃO! No primeiro momento trabalhamos todos juntos, separando as peças por cor. Depois conversamos sobre a melhor forma de organizarmos todas as peças. Ouvimos uns aos outros com respeito e atenção.
Concluímos que a melhor solução seria organizar as peças de cor semelhante pela forma e pelo tamanho, sendo que as peças únicas ficariam juntas.
Após a organização das peças, analisamos o layout da sala com o objetivo de organizar o seu espaço onde todos pudessem circular, reconhecer as peças e pegá-las no menor tempo possível. Decidimos então, colocar as três mesas que usaríamos para a realização do processo de montagem em diferentes pontos da sala e o restante em “L”. Nas mesas organizadas em “L”colocamos as peças separadas anteriormente, de modo que tínhamos uma visão ampla e nítida de cada uma delas.
As três equipes reuniram-se. O professor ligou os “netbooks” e colocou-os nas mesas localizadas em diferentes pontos. Abrimos o programa e começamos a nossa interpretação de texto não-verbal, ou seja, a análise dos desenhos seguindo as orientações do programa “First Lego League”.
Para o melhor desempenho das equipes, cada aluno tinha uma responsabilidade diferente. Por exemplo: enquanto um primeiro aluno analisava o desenho , um segundo aluno buscava as peças e um terceiro aluno realizava a montagem.
Ao terminarmos a montagem, colocávamos a peça no tapete, no lugar correto. Isso aconteceu ao final de todas as montagens.
Nessa etapa aprendemos que a cooperação, a união e o comprometimento de cada aluno é essencial para o sucesso da equipe.
Nos envolvemos tanto que o tempo passou e nem percebemos! O intervalo para o almoço chegou rápido demais.
Às 12h já tínhamos realizado doze das treze montagens que pertenciam a MISSÃO. E, ainda, já tínhamos iniciado as duas últimas que faltavam para completá-la.
Paramos para o intervalo e retornamos às 13h e 30min. Continuamos a realização das duas últimas montagens.
Terminamos a missão às 14h e 30min, quando fizemos uma pausa de 15 min para água, banheiro ou mesmo um lanchinho para quem desejasse fazê-lo.
Ao retornarmos para a sala enrolamos o tapete, recolhemos as montagens e guardamos tudo na caixa para levarmos para a nossa escola.
O professor Fernando disse que, em breve, a mesa na qual colocaremos o tapete e as montagens será enviada para a nossa escola.
Prosseguindo, reorganizamos as mesas em círculo e iniciamos, coletivamente, a leitura da revista LÍDER ROBOTICS ADVENTURE – 1 BLECAUTE. Dialogamos sobre o assunto do texto e as lições que tiramos dele.
Dando continuidade a aula, o professor entregou um kit Mindstorms Education , um manual de instrução da porta-automática e um netbook para cada equipe.
Seguindo as instruções do manual, realizamos a montagem da porta-automática.
Utilizando o netbook aprendemos a programar a porta para abrir e fechar. Para isso, utilizamos o nosso conhecimento de ângulo adquirido na escola, durante as aulas de Matemática; de força e de velocidade que começamos a aprender no sábado anterior, no I Encontro deste projeto.
Após testarmos várias programações a aula terminou!
Foi um dia muito legal! Pena que acabou!
Muito legal participar do LEGO. Estão todos convidados para ir nos ver na competição da cidade de Santa Rita no dia 20 de outubro.
ResponderExcluirEstá sendo muito legal e estamos aprendendo muito...Está sendo uma ótima oportunidade!
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