sexta-feira, 16 de setembro de 2011

2º DIA DE TREINAMENTO - 10 de setembro

A aula iniciou-se às 8h. O professor Fernando orientou-nos quanto a MISSÃO, etapa que realizaríamos o dia todo, com intervalo das 12h às 13h30min para almoço; encerrando as atividades às 17h30min.
Em seguida, o professor pediu que nos dividíssemos em equipes, abriu a caixa contendo “First Lego League” , tiramos o tapete onde colocaríamos todas as montagens que fizéssemos nos seus respectivos lugares e vários saquinhos de peças de diversas cores, tamanhos e formas.
Iniciamos nossa MISSÃO! No primeiro momento trabalhamos todos juntos, separando as peças por cor. Depois conversamos sobre a melhor forma de organizarmos todas as peças. Ouvimos uns aos outros com respeito e atenção.
Concluímos que a melhor solução seria organizar as peças de cor semelhante pela forma e pelo tamanho, sendo que as peças únicas ficariam juntas. 
Após a organização das peças, analisamos o layout da sala com o objetivo de organizar o seu espaço onde todos pudessem circular, reconhecer as peças e pegá-las no menor tempo possível. Decidimos então, colocar as três mesas que usaríamos para a realização do processo de montagem em diferentes pontos da sala e o restante em “L”. Nas mesas organizadas em “L”colocamos as peças separadas anteriormente, de modo que tínhamos uma visão ampla e nítida de cada uma delas.
As três equipes  reuniram-se. O professor ligou os “netbooks” e colocou-os nas mesas localizadas em diferentes pontos.  Abrimos o programa e começamos a nossa interpretação de texto não-verbal, ou seja, a análise dos desenhos seguindo as orientações do programa “First Lego League”.
Para o melhor desempenho das equipes, cada aluno tinha uma responsabilidade diferente. Por exemplo: enquanto um primeiro aluno analisava o desenho , um segundo aluno buscava as peças e um terceiro aluno  realizava a montagem.
Ao terminarmos a montagem,  colocávamos a peça no tapete, no lugar correto. Isso aconteceu ao final de todas as montagens.
Nessa etapa aprendemos que a cooperação, a união e o comprometimento de cada aluno é essencial para o sucesso da equipe.
Nos envolvemos tanto que o tempo passou e nem percebemos! O intervalo para o almoço chegou rápido demais.
Às 12h já tínhamos realizado doze das treze montagens que pertenciam a MISSÃO. E, ainda, já tínhamos iniciado as duas últimas que faltavam para completá-la.
Paramos para o intervalo e retornamos às 13h e 30min. Continuamos a realização das duas últimas montagens.
Terminamos a missão às 14h e 30min, quando fizemos uma pausa de 15 min para água, banheiro ou mesmo um lanchinho para quem desejasse fazê-lo.
                Ao retornarmos para a sala enrolamos o tapete, recolhemos as montagens e guardamos tudo na caixa para levarmos para a nossa escola.
                O professor Fernando disse que, em breve, a mesa na qual colocaremos o tapete e as montagens será enviada para a nossa escola.
                Prosseguindo, reorganizamos as mesas em círculo e iniciamos, coletivamente, a leitura da revista LÍDER ROBOTICS ADVENTURE – 1 BLECAUTE. Dialogamos sobre o assunto do texto e as lições que tiramos dele.
                Dando continuidade a aula, o professor entregou um kit Mindstorms Education , um manual de instrução da porta-automática e um netbook  para cada equipe.
Seguindo as instruções do manual, realizamos a montagem da porta-automática.
Utilizando o netbook aprendemos a programar a porta para abrir e fechar.  Para isso, utilizamos o nosso conhecimento de ângulo adquirido na escola, durante as aulas de Matemática; de força e de velocidade que começamos a aprender no sábado anterior, no I Encontro deste projeto.
Após testarmos várias programações a aula terminou!
Foi um dia muito legal! Pena que acabou!






























































2 comentários:

  1. Muito legal participar do LEGO. Estão todos convidados para ir nos ver na competição da cidade de Santa Rita no dia 20 de outubro.

    ResponderExcluir
  2. Está sendo muito legal e estamos aprendendo muito...Está sendo uma ótima oportunidade!

    ResponderExcluir